Diabetes

Os tipos mais conhecidos de diabetes são os tipos 1 e 2; porém há outros e com diferenças entre eles. É uma doença, na maioria das vezes, silenciosa, o que torna ainda mais importante a realização de exames periódicos. Abaixo seguem informações sobre alguns dos tipos de diabetes: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

– Diabetes tipo 1: caracteriza-se por deficiência absoluta na produção de insulina que, na maioria das vezes, decorre da autoimunidade. Predomina em crianças e adolescentes, mas pode surgir em qualquer idade.

– Diabetes Autoimune Latente em Adultos (LADA): é uma forma de diabetes tipo 1, em que a velocidade de destruição das células beta pancreáticas é mais lenta. Geralmente, manifesta-se entre 30 e 50 anos.

– Diabetes tipo 2: é a forma mais comum de DM, responsável por 85% a 90% dos casos. Alguns dos mecanismos da doença são: resistência periférica à ação da insulina, deficiência relativa na secreção de insulina e aumento da produção de glicose pelo fígado. Surge habitualmente acima dos 40 anos, porém há um aumento do número de casos em populações mais jovens, que está diretamente ligada ao aumento da taxa de obesidade.

– Diabetes Gestacional: é qualquer grau de intolerância à glicose com início na gravidez. O tratamento é importante para a mãe e para evitar as complicações obstétricas.

O tratamento precoce e adequado altera a progressão da doença, minimizando as inúmeras complicações dessa doença. Ainda ressalto que atualmente temos inúmeras classes de medicamentos antidiabéticos que devem ser escolhidos individualmente de acordo com o perfil de cada paciente.

Iniciar conversa
Mande sua mensagem no nosso Whatsapp
Olá! Podemos te ajudar?
Powered by